quarta-feira, 16 de abril de 2008

As Mudanças Acontecem

Bom galera,
como dissemos há um tempo,o projeto da mini-usina é um trabalho didático. Assim,a medida que pesquisamos o assunto, novas idéias surgem e dificuldades também.Ou seja, estamos sujetos às mudanças.
Como podem ver,semana passada, conseguimos nosso motor (gerador), medimos a tensão, corrente e potência do mesmo.Contudo,ao conversarmos com um dos monitores do lactea (Lucas), foi constatado que o motor, por ser de passo, nao seria o ideal para o funcionamento da mini-usina.

"Um motor de passo é um dispositivo digital. Como um computador, ele processa uma informação digital para realizar um movimento. Um motor de passo deverá seguir as instruções digitais fielmente (principal característica de um motor de passo). A cada PULSO, ele faz um incremento rotativo (passo). Cada passo é só uma porção de uma rotação completa. Então, vários pulsos podem ser aplicados para alcançar uma quantia desejada de rotação do eixo."

Nosso objetivo agora é conseguir outro motor que nos atenda.

Até às próximas novidades.

terça-feira, 15 de abril de 2008

SEMANA 2 - RELATÓRIO

FAS - FICHA DE ACOMPANHAMENTO SEMANAL

Semana 2
Período 07/04 - 13/04
Ações Previstas :
Definir o motor a ser utilizado.
Especificar o motor medindo sua potência,tensão e corrente.
Procurar professor/aluno que possa auxiliar o desenvolvimento do projeto.
Pesquisar sobre turbinas.

Problemas Encontrados:
Especificação do motor, pois de acordo com monitor do lactea obtendo a tensão e corrente através do multímetro, a potência fornecida pelo produto dos mesmos (P = V.I) forneceria a potência aparente.

Materiais Teóricos a Providenciar:
Livros sobre usinas hidroelétricas

Contatos a Realizar :
Professores de mecânica dos fluidos ou alunos de outros periodos que possam nos auxiliar.

Idéias a Explorar :
Tipos de queda d'água.Adequação das turbinas.

Ações Realizadas:
As ações previstas para a semana foram concluídas com sucesso!

Principais Pendências :
Não houve pendências de acordo com o cronograma semanal

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Motor Definido!!!

O motor que será usado em nossa usina já foi providenciado. É um motor de impressora comum, portanto, um motor de passo. Apesar de novo (nunca foi usado), não temos as especificações do mesmo. Por isso deveremos determinar esses dados em ensaios no motor, o que ampliará ainda mais os conhecimentos adquiridos no decorrer do trabalho.
Dessa forma, a tarefa da semana será procurar professores de máquinas elétricas ou mesmo os bolsistas do Láctea para nos auxiliarem nos testes no motor.
A seguir, as fotos do motor: