sexta-feira, 25 de abril de 2008

Turbina Pelton

As turbinas hidráulicas são projetadas para transformar a energia hidráulica (a energia de pressão e a energia cinética) de um fluxo de água, em energia mecânica. Atualmente são mais encontradas em usinas hidrelétricas, onde são acopladas a um gerador elétrico, o qual é conectado à rede de energia. As turbinas hidráulicas dividem-se diversos tipos, sendo quatro tipos principais: Pelton, Francis, Kaplan, Bulbo. Cada um destes tipos é adaptado para funcionar em usinas, com uma determinada faixa de altura de queda e vazão.
Após conversar com um aluno de engenharia mecânica do CEFET –MG, que já vem nos auxiliando, decidimos utilizar a turbina tipo Pelton, pois este modelo de turbina opera com velocidades de rotação maiores que os outros. Os jatos de água ao se chocarem com as "conchas" do rotor geram o impulso.
Um dos maiores problemas destas turbinas, devido à alta velocidade com que a água se choca com o rotor, é a erosão provocada pelo efeito abrasivo da areia misturada com a água, comum em rios de montanhas. As turbinas Pelton, devido a possibilidade de acionamento, tem uma curva geral de eficiência plana, que lhe garante boa performance em diversas condições de operação.






quinta-feira, 24 de abril de 2008

segunda-feira, 21 de abril de 2008

SEMANA 3 - RELATÓRIO

FAS - FICHA DE ACOMPANHAMENTO SEMANAL

Semana 3
Período 14/04 - 20/04

Ações Previstas :

Procurar motor que atenda às necessidades do projeto.

Procurar as especificações do mesmo.

Verificar se o laboratório (Latea) possui o motor pretendido.

Pesquisar sobre turbinas.

Problemas Encontrados:

Como foi dito em uma das postagens, o problema encontrado nesta semana foi conseguir um novo motor que atendesse ao projeto, devido ao fato do outro motor ser de passo.

Materiais Teóricos a Providenciar:

Este é um tópico de extrema importância para nosso grupo. Visto que desenvolvemos um projeto didático, estamos sempre pesquisando em sites, livros,monografias,etc.

Essa semana em particular, pegamos o livro do Djalma ... "Usinas Hidroelétricas"

e o site: http://www.astrosyn.co.uk/docs/rs-555sh%20.pdf

Contatos a Realizar :

Monitores do Lactea.

Idéias a Explorar :

Tipos de turbinas;

Ações Realizadas:

As ações previstas para a semana foram concluídas com sucesso!

Principais Pendências :

Não houve pendências de acordo com o cronograma semanal

domingo, 20 de abril de 2008

Projeto volta a caminhar

Pessoal,
é com grande satisfação que nós informamos que o projeto Itajaí caminha novamente. Com ajuda do monitor do Lactea conseguimos um motor que vai nos atender de forma eficiente para a execução do trabalho.
A seguir as fotos do motor e suas especificações: