terça-feira, 8 de abril de 2008

Motor em Pauta


Prestes a dar um salto na construção da Mini-Usina Itajaí...


Durante essa semana, vamos discutir e selecionar o motor que melhor se adapta às características da usina. Essa ação é um salto em nosso projeto porque todos os cálculos que envolvem nossa usina partem da capacidade do nosso gerador.
Inicialmente estamos pesquisando na internet em busca de especificações, como a potência ,tensão e corrente. Vários motores já nos foram sujeridos, como de impressoras, de brinquedos ou mesmo de videocassete e outros equipamentos eletro-eletrônicos.
Após fazermos nossa escolha, repassaremos as características do motor aos bolsistas do Projeto Láctea, que verificarão se há no CEFET o motor que precisamos, descartando a necessidade de compra.
Definido o motor, o próximo passo será a realização dos cálculos em torno da hidrelétrica em si. E então definiremos características importantes, como vazão, altura da queda d'água, etc. A partir da idéia geral, a estrutura física da usina passará por avaliações e terá sua planta elaborada no AutoCad.
O grupo está ansioso pelos resultados dessa semana com a escolha do motor!!!

E para os que estão confusos com o uso do motor(gerador) em nossa usina, breve teremos uma postagem com seu funcionamento detalhado aqui no Projeto Itajaí!!!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

SEMANA 1 - Relatório

FAS - FICHA DE ACOMPANHAMENTO SEMANAL
Semana 1
Período
31/03 - 06/04

Ações Previstas :
Definir o tema do projeto.
Criação do blog.
Pesquisa sobre o tema do projeto.
Levantamento os materiais que podem ser usados no projeto.

Ações Realizadas:
As ações previstas para a semana foram concluídas com sucesso!

Principais Pendências :
Não houve pendências de acordo com o cronograma semanal

Problemas Encontrados:
Definir um tema de forma que fosse um desafio possível.

Materiais Teóricos a Providenciar:
Lista dos equipamentos básicos de uma usina e seu funcionamento.

Materiais Práticos a providenciar:
Não há materiais previstos para essa semana

Contatos a Realizar :
Professores de mecânica dos fluidos.

Idéias a Explorar :
Tipos de queda d'água.
Adequação das turbinas.

O funcionamento de uma usina hidrelétrica

A usina hidrelétrica é uma instalação que transforma a energia hidráulica em energia elétrica.
Primeiramente, capta-se água em um reservatório. Então, ela é conduzida sob pressão por tubulações forçadas até a casa de máquinas, onde estão instaladas as turbinas e os geradores. A turbina é formada por um rotor ligado a um eixo. A pressão da água sobre as pás do rotor da turbina produz um movimento giratório do eixo da turbina, transformando a energia hidráulica em um trabalho mecânico, que por sua vez aciona o gerador. O gerador é um equipamento composto por um eletroímã e por um fio bobinado. O movimento do eixo da turbina produz um campo eletromagnético dentro do gerador, produzindo, assim, a eletricidade, levada para o consumidor por meio das linhas de transmissão.

Como vocês internautas já sabem o princípio básico de funcionamento de uma usina, basta agora saber como iremos fazê-la!!!!!

Bom pessoal, como nosso objetivo é fazer da mini-usina Itajaí uma réplica da realidade procuramos adaptar os grandes equipamentos em função das condições. A princípio, a estrutura da nossa usina será feita com madeira isolada com borracha, o que impedirá o vazamento da água. As tubulações, assim como as turbinas, serão feitas com tubos PVC. O eixo que contém as turbinas será feito de raio de bicicleta e um motor de corrente contínua funcionará como gerador da mini usina. A energia que será gerada acenderá leds instalados em uma maquete, mostrando realmente como a energia chega em nossas casas. Estas são nossas primeiras idéias, caso precise de alguma alteração estaremos comunicando, por isso, visite-nos sempre!!!

Mãos à obra!!!!