terça-feira, 8 de abril de 2008

Motor em Pauta


Prestes a dar um salto na construção da Mini-Usina Itajaí...


Durante essa semana, vamos discutir e selecionar o motor que melhor se adapta às características da usina. Essa ação é um salto em nosso projeto porque todos os cálculos que envolvem nossa usina partem da capacidade do nosso gerador.
Inicialmente estamos pesquisando na internet em busca de especificações, como a potência ,tensão e corrente. Vários motores já nos foram sujeridos, como de impressoras, de brinquedos ou mesmo de videocassete e outros equipamentos eletro-eletrônicos.
Após fazermos nossa escolha, repassaremos as características do motor aos bolsistas do Projeto Láctea, que verificarão se há no CEFET o motor que precisamos, descartando a necessidade de compra.
Definido o motor, o próximo passo será a realização dos cálculos em torno da hidrelétrica em si. E então definiremos características importantes, como vazão, altura da queda d'água, etc. A partir da idéia geral, a estrutura física da usina passará por avaliações e terá sua planta elaborada no AutoCad.
O grupo está ansioso pelos resultados dessa semana com a escolha do motor!!!

E para os que estão confusos com o uso do motor(gerador) em nossa usina, breve teremos uma postagem com seu funcionamento detalhado aqui no Projeto Itajaí!!!

Nenhum comentário: