sexta-feira, 25 de abril de 2008

Turbina Pelton

As turbinas hidráulicas são projetadas para transformar a energia hidráulica (a energia de pressão e a energia cinética) de um fluxo de água, em energia mecânica. Atualmente são mais encontradas em usinas hidrelétricas, onde são acopladas a um gerador elétrico, o qual é conectado à rede de energia. As turbinas hidráulicas dividem-se diversos tipos, sendo quatro tipos principais: Pelton, Francis, Kaplan, Bulbo. Cada um destes tipos é adaptado para funcionar em usinas, com uma determinada faixa de altura de queda e vazão.
Após conversar com um aluno de engenharia mecânica do CEFET –MG, que já vem nos auxiliando, decidimos utilizar a turbina tipo Pelton, pois este modelo de turbina opera com velocidades de rotação maiores que os outros. Os jatos de água ao se chocarem com as "conchas" do rotor geram o impulso.
Um dos maiores problemas destas turbinas, devido à alta velocidade com que a água se choca com o rotor, é a erosão provocada pelo efeito abrasivo da areia misturada com a água, comum em rios de montanhas. As turbinas Pelton, devido a possibilidade de acionamento, tem uma curva geral de eficiência plana, que lhe garante boa performance em diversas condições de operação.






Nenhum comentário: